Saiba mais sobre o Conhecimento de Embarque 

O mundo do comércio exterior é vasto e para alguns pode parecer um tanto quanto complexo devido aos seus específicos documentos. Um deles, que se destaca por ser fundamental nos processos de comércio internacional, é o conhecimento de embarque.

Neste artigo, vamos explorar o que é, por que é crucial e como ele desempenha um papel essencial na movimentação de mercadorias entre fronteiras.

O Que é Conhecimento de Embarque?

O conhecimento de embarque é um documento legal emitido por transportadoras ou agentes de carga. Ele atua como um comprovante, aprovando que o serviço foi contratado e/ou confirmando o recebimento da mercadoria. Pode ser utilizado em todos os modais de transporte, porém cada modal possui um nome diferente para se referir a este documento. 

  1. Modal rodoviário: CRT (Conhecimento de Transporte Rodoviário)
  2. Ferroviário: TIF/CTF (Conhecimento de Carga Ferroviária)
  3. Marítimo: BL (Bill of Lading)
  4. Aéreo: AWB (Airway Bill); MAWB (Master Airway Bill); HAWB (House Airway Bill)

Além disso, também há o termo ‘Through Bill of Lading’, que é utilizado no transporte multimodal, referindo-se ao transporte de mercadorias entre dois pontos usando mais de um modal. 

O que contém em um Conhecimento de Embarque?

Neste importante documento é possível encontrar diversas informações e detalhes sobre a mercadoria que são extremamente importantes, como dados pessoais do exportador assim como do importador e do consignatário; a descrição precisa da carga, classificação fiscal, o ponto de origem e de destino, além de termos e condições específicas do contrato de transporte. 

Além disso, dentro deste documento, existem algumas cláusulas que são necessárias, como a ‘Clean on board’, que está relacionada ao estado da carga e significa que a mercadoria foi carregada no navio em condições adequadas, sem quaisquer danos ou irregularidades aparentes. Outra cláusula muito importante é a ‘Freight as per agreement’, que está relacionada ao custo do frete, o qual foi determinado conforme o acordo prévio entre as partes envolvidas.

Qual a importância do Conhecimento de Embarque?

Cumprir com as regulamentações locais e internacionais é algo que não pode ser negligenciado no mundo do Comércio Exterior. O conhecimento de embarque, frequentemente, está sujeito a requisitos específicos de diferentes países e autoridades aduaneiras. Conhecê-los e segui-los rigorosamente é essencial para evitar complicações legais e atrasos no processo de importação ou exportação.

Caso este documento apresente imprecisões ou não esteja em conformidade, podem surgir custos extras para correções junto a agentes de carga ou armadores. Além disso, é passível de multas. Portanto, é fundamental emiti-lo com cuidado

Por esse motivo, é extremamente importante contar com uma equipe que esteja à frente da elaboração e preenchimento de documentos importantes como estes. Aqui na General Tradeways, por exemplo, nossos clientes podem contar com uma assessoria em comércio exterior completa, visando sempre o que é melhor para a realidade do seu negócio. Oferecemos diversos serviços que visam a otimização do tempo e redução de burocracias para sua equipe, como por exemplo, consultoria em legislações aduaneiras, fiscais e cambiais, solicitação e elaboração de documentos, e até mesmo a redução de encargos e de custos na importação e exportação de produtos e/ou cargas, através dos benefícios fiscais. Cuidamos de todas etapas burocráticas e que demandam tempo, sempre visando maior eficiência, economia e menos burocracia.

Estamos no mercado há 30 anos oferecendo soluções para os mais variados negócios, garantindo  satisfação e sucesso para todos através de operações alfandegárias mais dinâmicas e estratégias mais assertivas. 

Se você quer saber um pouco mais sobre como uma empresa com expertise em logística integrada pode te ajudar a driblar os desafios do comércio exterior, entre em contato conosco, temos o know-how para se tornar um guia essencial ao seu  negócio. 

E lembre-se de continuar acompanhando nossos conteúdos para ficar por dentro de todas as novidades dentro do comércio exterior