Conheça as 3 modalidades de exportação

Imagem introdutoria de um post sobre modalidades de importação

Empresas que já trabalham ou buscam atuar no comércio exterior precisam estar atentas a todas operações, como por exemplo escolher uma das modalidades que irá importar. E é isso que iremos abordar. 

A seguir você poderá conferir as modalidades de importação e exportação e quais são suas vantagens. 

Modalidades de importação

Existem exatamente 3 modalidades de importação. A modalidade de importação deve ser escolhida de acordo com as necessidades, demandas e vantagens que uma empresa visa ter. 

1º. Importação por conta e ordem de terceiros 

Esta modalidade é muito utilizada por empresas que não têm a importação como sua atividade principal, dessa forma elas acabam utilizando a terceirização para realizar suas importações. 

A empresa  importadora presta o serviço de importação para uma pessoa jurídica, que é o adquirente. Este serviço deve ser realizado por meio de um contrato estabelecido que contenha a afirmação do serviço de importação e em algumas vezes a prestação de outros serviços como cotação de preços, seguro para mercadorias, documentação, despacho aduaneiro e contratação de transporte. 

2º. Importação direta 

Também conhecida como importação por conta própria, esta modalidade diferente da por conta e ordem de terceiros, a empresa importadora utiliza seus próprios recursos financeiros para a realização da compra de mercadorias. 

Além disso, nesta modalidade pode ser utilizados alguns regimes aduaneiros como:

  • Drawback: Suspende ou isenta tributos; 
  • Depósito especial: Suspende o pagamento de impostos referentes a estocagem de produtos utilizados em manutenções ou reposições; 
  • Entreposto Aduaneiro: Permite a estocagem de mercadorias temporariamente, suspendendo tributos; 
  • Admissão temporária: Suspende tributos de mercadorias que ficaram por um prazo estabelecido no país e serão exportadas novamente. 
  • Courier/Expresso: Mais utilizado para importações de menor valor pois sua carga tributária é mais alta.

3º. Importação por encomenda 

A modalidade por encomenda ocorre quando uma empresa contrata uma empresa importadora para ser o intermediário. A importação é toda realizada através dos recursos do importador e não do contratante, diferente da importação por conta ou ordem. Assim que a importação é realizada, ela é revendida ao cliente que fez a solicitação de compra. 

O importador também fica responsável pelo recolhimento de todos os tributos que são relacionados ao trâmites. 

Esta modalidade pode ser um pouco arriscada, por isso ao optar por ela deve-se realizar uma pesquisa detalhada para verificar se a importadora possui capacidade econômica para realizar as operações.

Como escolher a modalidade ideal?

Para definir qual modalidade de importação é a ideal para sua empresa é necessário avaliar critérios como custos finais, flexibilidade da empresa em relação aos processos, vantagens tributárias e o poder de negociação com o importador. 

Se você busca uma empresa que possa te auxiliar na escolha de modalidade e auxílio com trâmites de importação com total assertividade, conte com a gente! 

Oferecemos uma assessoria qualificada e uma equipe com experiência e conhecimento na área de comércio exterior, evitando erros que possam levar a perdas de prazos e gerar multas.