Você sabe o que é Demurrage?

Quem trabalha com empresas envolvidas no comércio exterior sabe que o descumprimento das regras e normas impostas pelas autoridades pode resultar em grandes prejuízos, como atrasos na entrega de mercadorias e, principalmente, multas, sendo uma delas a demurrage. Caso você não saiba por que essa multa é cobrada ou como evitá-la, não se preocupe. Neste artigo, você poderá conferir esses pontos importantes.

Confira! 

O que é demurrage?

Conhecida também como sobre-estadia, essa taxa está associada ao transporte de contêineres ou ao fretamento de navios. Ela é aplicada ao importador quando este excede o prazo acordado com o remetente. Em outras palavras, o importador deve arcar com essa taxa devido ao não cumprimento da cláusula estabelecida no conhecimento de transporte marítimo e/ou no Termo de Responsabilidade de Devolução de Contêiner, por devolver o contêiner após o período de isenção.

Ao exceder o prazo inicialmente acordado, o importador pode acabar prejudicando toda a cadeia de suprimentos, causando atrasos e custos adicionais. Nesse sentido, a taxa de sobre-estadia desempenha um papel crucial no processo logístico, incentivando a eficiência e a pontualidade na devolução dos contêineres. 

Portanto, é fundamental que, ao realizar o transporte de contêineres ou fretar navios, o importador esteja ciente das condições contratuais e faça um planejamento adequado para evitar a incidência dessa taxa. Isso inclui a organização de prazos de transporte e de processos de desembaraço aduaneiro de maneira eficaz. 

Quanto custa a taxa de demurrage?

Quando se trata de valores, a taxa pode ter um impacto significativo nas finanças do importador. Isso ocorre porque é cobrada em dólar e pode variar conforme o tipo de contêiner, podendo chegar a quase US$ 500. No caso de fretamento de navios, é crucial estar atento, já que o custo pode chegar a US$ 20 mil por dia. Isso se deve ao fato de o cálculo ser realizado diariamente, a partir da data de chegada da carga ao porto até a data de devolução.

Como evitar a demurrage?

Você pode conferir como a demurrage é um custo indesejado que pode afetar significativamente a eficiência e rentabilidade das operações logísticas. Por isso, para evitar essa dor de cabeça, é necessário colocar em prática algumas ações, como:

1. Planejamento logístico preciso

Um planejamento logístico bem elaborado é o alicerce de uma operação eficiente. Leve em consideração fatores como rotas e tempo em trânsito. Ao antecipar possíveis atrasos e imprevistos, você estará mais bem preparado para evitar a demurrage.

2. Comunicação clara e efetiva

Estabeleça canais de comunicação claros com todos os envolvidos na cadeia logística, desde fornecedores até terminais portuários. Manter todos informados sobre o status dos embarques pode ajudar a evitar surpresas desagradáveis e garantir uma coordenação eficiente. Além disso, a comunicação é um ponto importantíssimo na hora dos acordos sobre a devolução do contêiner ou navio. 

3. Utilize Tecnologia de Rastreamento

Ferramentas de rastreamento em tempo real são uma peça fundamental no esforço para evitar a demurrage. Elas permitem monitorar o progresso dos embarques e tomar medidas corretivas rapidamente, caso surjam problemas.

4. Flexibilidade na Programação

Embora o planejamento seja essencial, é igualmente importante ter uma abordagem flexível. Condições climáticas adversas, greves podem causar atrasos inesperados. Ter planos de contingência ajuda a minimizar os impactos dessas situações.

5. Negociação de Termos Contratuais

Ao estabelecer contratos com fornecedores e transportadoras, inclua cláusulas que abordem a demurrage de forma clara e específica. Definir expectativas desde o início pode ajudar a evitar disputas no futuro.

6. Conte com uma equipe  especializada para auxiliar

Aqui na General Tradeways, nossos clientes podem contar com uma assessoria em comércio exterior completa, visando sempre o que é melhor para a realidade do seu negócio, o que inclui auxiliar nas questões contratuais e, claro, ajudar no cumprimento de prazos. Nossos clientes podem desfrutar de diversos serviços que visam a otimização do tempo e a redução de burocracias para sua equipe, como por exemplo, consultoria em legislações aduaneiras, fiscais e cambiais, solicitação e elaboração de documentos, e até mesmo a redução de encargos e de custos na importação e exportação de produtos e/ou cargas, através dos benefícios fiscais. Cuidamos de todas etapas burocráticas e que demandam tempo, sempre visando maior eficiência, economia e menos burocracia.

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